Fique por dentro do mercado automobilístico e das tendências para 2022

4 minutos para ler

O ano de 2022 está chegando, e temos uma série de novidades para quem precisa trabalhar com frotas de veículos, seja para atender o mercado externo, seja para cuidar das questões internas da sua empresa.

Conhecer as novidades e tendências é fundamental, principalmente, para adotar as melhores práticas e ter o melhor custo-benefício no dia a dia.

Pensando nisso, neste post, vamos trazer algumas questões do mercado automobilístico e tendências para 2022. Boa leitura!

Carros autônomos

Com a chegada da rede 5G no Brasil e o desenvolvimento das tecnologias de automação, podemos esperar novidades no que diz respeito ao desenvolvimento de carros autônomos.

Para quem não conhece o termo, esses são veículos que não precisam de motorista para serem conduzidos. Com sensores presentes no carro, direcionamento por GPS e conexão à rede, eles conseguem se locomover nos centros urbanos com autonomia e de forma segura.

Carsharing para empresas

Investir em grandes frotas para empresas já não faz mais sentido. São custos desnecessários em diversos pontos, como aquisições, trocas, documentação e combustível, entre outros. A tendência para 2022, nesse aspecto, é investir no carsharing.

Essa é uma modalidade que permite a você alugar o carro por algumas horas e devolvê-lo à locadora, o que reduz boa parte desses custos que falamos acima. Com isso, é possível ter uma economia que chegu, até mesmo, a R$ 20 mil por cada carro eliminado da frota.

Carro conectado

Os carros conectados são aqueles que possuem sensores conectados à rede, que permitem a comunicação com outras pessoas e serviços utilizando a Internet das Coisas. Por exemplo, os sensores podem informar sobre o diagnóstico do veículo e, assim, notificar as alterações que os condutores devem realizar.

Em caso de quebras, o próprio sistema pode enviar as notificações para a assistência 24 horas, que já saberá, pelos dados obtidos pelos sensores, o que esperar. Também é possível rastrear o veículo e, assim, oferecer um acompanhamento mais preciso para o caso.

Os veículos já saem com o chip embarcado, além de um modo de telemática, permitindo trocas de dados com outros aparelhos e pessoas. Eles auxiliam, dessa forma, ao oferecer maior segurança e suporte para os motoristas no dia a dia.

Veículos elétricos

Os veículos elétricos estão entre as maiores tendências para o futuro do setor automotivo — e virão com força para 2022.

Com o aumento dos combustíveis fósseis e a tendência que os carros com motor a combustão parem de ser produzidos até 2030, a mudança para os veículos elétricos vai chegar — e é importante ficar atento a essas questões.

Os carros elétricos viraram prioridade e estão chegando em peso no Brasil, com diversos modelos sendo lançados no país. Empresas como Volvo, Renault, Stellantis e Fiat, entre outras, estão lançando seus modelos por aqui. Assim, podemos esperar uma maior adesão e melhoria da infraestrutura para comportar os carros elétricos.

Além disso, proporcionalmente, a recarga das células de bateria é muito mais barata do que abastecer com combustíveis (etanol ou gasolina). Por isso, eles provavelmente vão ganhar ainda mais espaço nos próximos meses.

É fundamental conhecer as principais questões do mercado automobilístico e tendências para 2022, para atualizar a frota da sua empresa. As tecnologias estarão no centro do processo, assim, é fundamental que você não perca o olhar sobre isso.

Quer saber mais sobre essas tendências? Então, siga nossos perfis no Facebook, no Twitter e no LinkedIn, e não perca nossos conteúdos!

Posts relacionados