Aprenda a fazer a gestão estratégica de frotas de maneira eficiente

4 minutos para ler

Qualquer empresa que tenha muitos clientes precisa tomar uma boa decisão para realizar a entrega de seus produtos. Caso a gestão dessa área da empresa não seja realizada de forma eficiente, a empresa pode ter grandes prejuízos ou ir à falência.

Quando você está realizando a gestão estratégica de frotas de veículos, há muitos fatores a serem considerados. O sucesso geral da sua frota pode ser resultado de vários fatores, desde o nível de desempenho de seus motoristas até o status do seu inventário.

Quanto maior a frota, maiores serão as exigências no gerenciamento dessa logística. É possível que coisas importantes passem despercebidas, custando dinheiro e tempo ao seu negócio, além de causar uma frustração desnecessária. Uma gestão estratégica de frotas eficiente pode ajudar na identificação de custos ocultos, redução do número de multas e diminuição de gastos.

Neste post, daremos algumas dicas de como realizar a gestão estratégica de frotas de forma eficiente. Acompanhe!

Faça a manutenção preventiva de caminhões

Uma das dicas mais eficientes para gestão estratégica de frotas é realizar a manutenção preventiva, com o intuito de minimizar o desgaste dos componentes veiculares, além de aumentar a vida útil do veículo, promover maior segurança para o motorista e oferecer uma melhor previsibilidade de gastos.

Ao seguir o calendário de manutenção preventiva recomendado pelas montadoras, minimiza-se a demanda por manutenção corretiva e não planejada. Dessa forma, o gestor consegue maximizar a disponibilidade do veículo para a organização e reduzir o risco de acidentes.

Planeje as rotas e estabeleça processos

Estabeleça uma política de gestão de frota, incluindo como os veículos da empresa serão fornecidos, quando a manutenção preventiva será necessária e qual será a vida útil para substituição. Além disso, crie uma política para os motoristas, incluindo horas de uso, segurança no trabalho, o que você espera deles, o nível exigido de atendimento ao cliente etc.

Desenvolva processos adequados para apoiar as suas políticas, que fornecerão os resultados que você precisa. Isso inclui o método com o qual os seus veículos vão obter combustível, os arranjos para os seus motoristas acessarem as instalações de manutenção, e o serviço e os processos de relatórios para cada motorista.

Avalie o desempenho de seus motoristas

Uma das dicas mais importantes de gestão de frota é identificar as áreas que precisam ter o monitoramento com precisão. Isso pode incluir quilometragem, excesso de velocidade, tempos de marcha lenta, comportamento agressivo ou outros comportamentos de condução insegura ou de desperdício de combustível.

Medir e compartilhar constantemente o desempenho dos motoristas desempenhará um papel importante no aumento da produtividade, na melhoria da segurança dos motoristas e na redução de custos desnecessários.

Monitore a operação

O segredo para atingir metas e enxergar a gestão de frota como um setor estratégico para a empresa é compreender detalhadamente a frota e o comportamento dos seus condutores. Rotas, pneus, combustível, multas, documentação — tudo isso pode ser monitorado para analisar se os gastos estão dentro da previsão e se os funcionários estão cumprindo com as regras da organização.

Por fim, é muito importante contar com soluções tecnológicas eficientes para uma gestão estratégica de frotas. Na Movisat, é possível ter o rastreamento em tempo real de sua frota, fornecendo várias atualizações de posicionamento dos veículos em menos de 1 minuto, gerando mais precisão da localização e a quilometragem exata percorrida. Inclusive, ela possui a certificação ISO 9001:2015, garantindo a qualidade dos serviços prestados.

Agora que você sabe como a Movisat pode ajudar na gestão de frotas, não perca mais tempo e entre já em contato conosco!

Posts relacionados