Como usar o Custo Total de Propriedade para melhorar sua frota?

4 minutos para ler

Um indicador para o mercado automobilístico e gestão de frotas é o Custo Total de Propriedade (TCO). Trata-se de um cálculo que engloba a obtenção de um ativo, por exemplo, um veículo, e com isso consegue-se identificar se um investimento pode trazer os resultados esperados ou não.

Por meio dele, também é possível elaborar estratégias eficazes para reduzir custos, mas sem perder a qualidade dos serviços prestados. Por esse motivo, é essencial esse cálculo ser realizado para, assim, alcançar um planejamento eficiente, projetar orçamentos e garantir os resultados da frota.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a sua leitura!

Como o cálculo do Custo Total de Propriedade é realizado?

É fundamental saber como realizar o cálculo do TCO, tendo em vista que esse indicador é capaz de apontar se um investimento determinado vai gerar retornos positivos ou prejuízos para o negócio. Antes de tudo, é preciso levar em conta alguns fatores. Veja quais são!

Custos de aquisição

Envolve o valor geral da aquisição do item. Isso abrange o custo total, assim como tudo que será necessário para mantê-lo pronto e adequado, como impostos, taxas e revisões de fábrica.

Custos de utilização

Nessa etapa, é preciso mensurar tudo que será preciso para fazer o uso do veículo na empresa, por exemplo, pneus, combustível, pedágio, entre outros.

Custos de manutenção

Aqui, são levados em conta os recursos a serem empregados para a manutenção do veículo, como as manutenções corretivas, sistema de gestão integrada da frota, seguro e demais questões.

Depreciação do veículo

Essa pode ser a fase mais complicada, tendo em vista que há variáveis de mercado que geram impactos diretos no preço do veículo usado no momento da desmobilização. Uma dica é considerar informações baseadas no histórico de negociações de cada veículo. Dessa forma, fica mais fácil entender a média de valor que se terá após um tempo de utilização.

Depois, basta usar a seguinte fórmula: TCO = custos de aquisição + custos de utilização + custos de manutenção – valor de revenda.

Qual a importância de avaliar com cuidado esse indicador?

Calcular o Custo Total de Propriedade pode proporcionar uma série de benefícios, além de ser um grande aliado no planejamento estratégico do negócio. Conheça alguns deles!

Ajuda na melhora dos orçamentos

Compreender quanto custa adquirir um bem simplifica a criação de uma projeção mais correta. Com isso, o orçamento se mantém alinhado à realidade financeira do negócio e imprevistos são evitados.

Auxilia nas tomadas de decisões

Outra vantagem é entender as melhores decisões que a companhia pode tomar. Afinal, existem alguns casos em que é mais benéfico contar com a própria frota, enquanto em outras situações o melhor é contar com o serviço de terceiros.

Reduz os custos

Por meio do resultado do Custo Total de Propriedade, é possível fazer previsões de custos reais e precisos para a frota, viabilizando a minimização dos gastos em todos os aspectos envolvidos.

Além disso, fica mais fácil desenvolver um fundamento para a utilização de uma frota que gere mais segurança e qualidade aos serviços prestados. Mesmo a despesa sendo mais elevada, isso pode ser benéfico em longo prazo, levando em conta pontos como economia com combustível e manutenção do veículo.

Como pode perceber, o Custo Total de Propriedade é uma ótima ferramenta para quem atua na gestão de frotas, já que, por meio dele, é possível fazer análises, elaborar um planejamento efetivo e desenvolver estratégias capazes de proporcionar várias vantagens.

Gostou deste artigo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e, assim, receber conteúdos relevantes sobre outros temas em seu e-mail.

Posts relacionados