Como realizar o controle de abastecimento de frota? Veja

4 minutos para ler

Sua empresa está gastando muito combustível com sua frota? Obviamente, devido ao fato de o preço desse insumo estar com um valor muito elevado, toda empresa de transporte deve realizar um bom controle de abastecimento de frota. Esse controle é muito mais do que uma análise financeira, pois considera a conservação dos veículos, as rotas de entrega e também o comportamento do motorista enquanto dirige.

O fato é que todos esses elementos facilitam a visão de como são consumidos os combustíveis e como otimizar sua utilização. Um bom controle de abastecimento de frota proporciona uma melhor gestão de recursos, redução de gastos e diminuição de despesas. É por isso que um gerente de frota deve estar constantemente alerta para descobrir as melhores maneiras de lidar com a frota de veículos da empresa.

Mas você sabe como fazer o controle de abastecimento de frota? Neste post, daremos algumas dicas que vão te ajudar. Acompanhe!

Compreender as demandas de cada veículo

Se você possui veículos de várias marcas em sua frota, é melhor compreender as demandas de manutenção e de abastecimento de cada um deles. Com esse conhecimento, torna-se muito mais fácil ter um controle maior de abastecimento, evitando problemas com manutenção ou gastos excessivos com combustível.

O que ocorre é que cada carga transportada demanda um veículo com determinadas especificações. Os veículos com especificações abaixo das exigidas para o transporte podem ter graves problemas de manutenção e trazer prejuízos para a sua empresa. Por outro lado, existem veículos com características mais específicas para o transporte de cargas, que podem levar a um aumento no custo.

Atualizar a equipe sobre mudanças

Mesmo que a maioria das novas atualizações esteja relacionada ao rastreamento interno e à manutenção de cronogramas de viagens, certifique-se de que a equipe de motoristas esteja ciente das novas mudanças. A introdução de novas tecnologias deve ser sempre seguida de programas de treinamento, desenvolvimentos e reformulações.

Informar sua equipe sobre essas novas atualizações e sobre o controle de abastecimento de frota fará com que os colaboradores se sintam automaticamente importantes. Além disso, se eles entenderem as mudanças no modo de trabalhar, também tentarão acompanhar e cooperar, o que, em última análise, o ajudará a gerenciar sua frota de uma forma tranquila.

Contar com o auxílio da tecnologia

Atualmente, há empresas que são especializadas no desenvolvimento de aplicativos direcionados ao controle de abastecimento de frotas. Com um software atualizado, é possível ter um acompanhamento do consumo de combustível de cada veículo.

Além disso, ele também dá uma ideia de como manter uma frota mais sustentável, o que minimiza as emissões de poluentes e reduz os custos. Frotas que consomem mais combustível são perigosas para o meio ambiente e devem ser substituídas imediatamente.

Há muitas alternativas disponíveis, além de soluções de manutenção, controle de custos e abastecimento de todos os veículos da frota, que podem viabilizar uma economia mais significativa.

Por fim, após conhecer essas dicas de controle de abastecimento de frota e analisar os seus processos internos, implemente iniciativas que viabilizem esse controle em sua empresa. Isso traz economia de tempo e dinheiro no longo prazo. Pensando nisto, a Movisat desenvolveu um sistema de rastreamento com o mais alto nível de tecnologia e as melhores ferramentas de logística e gestão de frotas.

Agora que você sabe o que é abastecimento de frota, entre já em contato conosco e veja como podemos te ajudar nessa missão!

Posts relacionados