Confira 4 dicas para evitar multas na frota!

3 minutos para ler

Neste artigo, abordaremos como evitar multas para manter a segurança da sua frota de veículos, pois sabemos que o principal fator de risco no trânsito e que causa muitos acidentes é o excesso de velocidade.

Dessa forma, os gestores de transportes desempenham uma função importante para a redução de acidentes na sua frota, com o estabelecimento de regras que priorizam a comunicação entre todos, com o foco direcionado para a segurança da frota e dos condutores.

Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as multas mais comuns em frotas?

Quando o assunto é gerenciar uma frota, o desafio de saber como evitar multas torna-se muito maior, principalmente em grandes empresas que trabalham com muitos veículos.

No cotidiano do fluxo operacional nas movimentações de mercadorias, muitos condutores cometem infrações diversas. Por conta disso, faz-se necessário atentar para os pontos especiais da sua frota, como a manutenção regular dos veículos ou o excesso de peso transportado.

A seguir, listamos algumas das multas mais comuns cometidas pelos condutores de veículos de uma frota:

  • uso do celular ao volante enquanto dirige, sendo considerada falta grave;
  • parar ou estacionar em local impróprio, que pode ocasionar a remoção do veículo;
  • excesso de peso com a liberação do veículo após o descarregamento do excedente;
  • veículos em mau estado de conservação, que podem comprometer a segurança no trânsito;
  • dirigir sem cinto, podendo haver a retenção do veículo.

De que forma evitar as multas na sua frota?

O gestor de transportes tem como evitar multas em sua frota, tomando atitudes que focam em ações assertivas para essa finalidade.

Para isso, é interessante utilizar ferramentas e soluções estratégicas para minimizar a quantidade de multas. Para ajudá-lo mais, a seguir, mencionamos algumas dessas estratégias para usar e evitar as multas, são elas:

  • criação de regras para a condução dos veículos, esclarecendo os deveres e as consequências;
  • elaboração de um programa de conscientização para o aumento da segurança, com treinamentos e palestras para os condutores;
  • executar um bom planejamento das rotas para evitar congestionamentos, com melhores horários para as movimentações.

Que dicas posso seguir para garantir a segurança da frota?

Além dos custos desnecessários com o excesso de multas na empresa, a sua imagem e reputação também ficam comprometidas. E para efetuar uma boa gestão, siga estas dicas:

  1. mantenha um código de ética e de conduta para a gestão de multas;
  2. reforce o treinamento dos condutores de veículos;
  3. mantenha a documentação dos veículos regular;
  4. faça um acompanhamento dos pontos perdidos de cada motorista.

Por meio deste artigo, você viu dicas de como evitar multas. Nós ainda podemos ajudar a sua gestão. Somos uma empresa de gestão de frotas que desenvolveu um sistema de rastreamento com alto nível de tecnologia, para melhorar o atendimento de nossos clientes com as ferramentas de logística na gestão de suas frotas. Auxiliamos, desse modo, na otimização dos processos empresariais, aumentando a produtividade dos motoristas e, ainda, reduzindo os custos operacionais mensais.

Gostou do assunto abordado? Que tal seguir-nos em nossas redes sociais, para ter acesso a outros assuntos assim relevantes e em primeira mão? Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

Posts relacionados