Não perca 5 melhores práticas sobre amarração de cargas

3 minutos para ler

Empresas que trabalham com o transporte de carga devem tratar de diversos fatores, que vão além do recolhimento e entrega de uma mercadoria. São muitos processos que, quando unificados, conseguem assegurar que o objetivo seja alcançado. Nesse contexto, a amarração de cargas é um fator extremamente importante, que garante segurança para a mercadoria e para a empresa.

Esse procedimento é essencial para intensificar a qualidade do transporte. Sua função-chave é assegurar que a carga seja fixada corretamente na carroceria do caminhão, a fim de evitar erros durante os deslocamentos, que podem afetar a mercadoria ou, até mesmo, causar acidentes.

Há determinadas normas que fazem a regulação da execução correta da amarração de carga, e os gestores de logística devem ter atenção. Você conhece as melhores práticas para executar esse serviço? Neste post, daremos 5 ótimas dicas. Confira!

1. Conheça o trajeto

Uma das dicas mais importantes é conhecer toda a rota de entrega da mercadoria, a fim de saber, de fato, quais são os riscos que cada viagem pode oferecer e para realizar uma amarração de cargas correta. Isso porque é possível descobrir como são as curvas que terá pela frente e, dessa forma, aumentar a segurança da entrega.

2. Comece pela parte de trás

Outra dica importante é distribuir da forma correta as cargas pela carroceria, começando pela parte de trás. Nesse setor, há mais probabilidade de haver desequilíbrio no veículo, visto que está na ponta.

3. Use materiais de enchimento

Caso fique algum vão ou buraco na carroceria, é importante utilizar material de enchimento, como tecidos, espuma ou tapumes. Isso ajudará a amortecer, além de evitar deslocamentos indesejados.

4. Conheça os tipos de amarração

Algo que também faz toda a diferença é conhecer os tipos de amarração de carga para que utilize o que for mais indicado para a demanda de cada item. O fato é que quando se tem as informações corretas acerca do assunto e dos dispositivos legais, é possível saber exatamente que tipo de amarração de cargas é necessária em cada transporte.

5. Utilize os equipamentos adequados

Os equipamentos usados para fazer a amarração de cargas e as carrocerias dos caminhões são muito mais modernos, se comparados com alguns anos, viabilizando mais segurança e agilidade no processo.

Nesse cenário, uma dica importante é buscar as ferramentas adequadas para cada tipo de amarração. É essencial utilizar dispositivos próprios — como ganchos, cintas, grampos, entre outros. Além disso, eles precisam ser de boa procedência e qualidade.

Agora, ficou mais fácil realizar a amarração de carga da forma correta, não é mesmo? Porém, é preciso ressaltar que é essencial utilizar materiais mais adequados e de qualidade para fazer a amarração, como cabos de aço e correntes, cintas têxteis, cintas com catracas, entre outros.

Lembrando que, por mais que as cordas ainda possam ser utilizadas nos transportes, elas só podem ser escolhidas para fazer a fixação da lona que fica sobre a carga, e não para a amarração da carga em si. Isso se deve à falta de elasticidade e pouca resistência desse material, podendo se romper com muita facilidade.

Curtiu nosso post? Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a seguir nossas redes sociais! Nós estamos no Facebook, Twitter e Linkedin!

Posts relacionados