Todos os dias, milhares de acidentes de trânsito acontecem no Brasil, tornando-se um assunto de preocupação não só dos motoristas, mas também dos demais civis e das autoridades. Em muitos casos, pode haver um grande número de envolvidos em situação grave ou, até mesmo, mortes durante o acidente.
Empresas privadas que trabalham com frota própria de veículos e disponibilizam para os funcionários durante o horário de trabalho precisam preocupar-se com esse tipo de situação, ainda mais se houver algum tipo acidente com carro da empresa.
Além do acidente, há os prejuízos e as responsabilidades, que geram dúvidas sobre quem deve arcar com as despesas. Por isso, preparamos este artigo sobre o que fazer em caso de acidente com carro da empresa e quais os procedimentos necessários. Confira!
Afinal, a responsabilidade é do motorista ou da empresa?
Quando o carro está no nome de uma empresa, é dever dela deixar bem esclarecido em contrato e por meio de acordos coletivos com todos os colaboradores, informando se há possibilidade de ter algum desconto no salário do empregado em caso de acidente.
No entanto, esse tipo de caso só será válido se houver provas suficientes que podem comprovar negligência ou dolo da parte do motorista envolvido, como consta a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
O que fazer após a batida de um carro da empresa?
Os procedimentos podem variar dependendo da situação, mas a primeira coisa que o motorista precisa fazer é certificar-se de que não há nenhum ferido ou morto e, caso houver, prestar auxílio imediato, ligando para a polícia (190) ou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU (192).
Posteriormente, o motorista deve ligar o mais rápido possível para sua empresa e notificar o ocorrido, solicitando ajuda para seus superiores. Além disso, é importante informar a autoridade de trânsito local sobre o acidente para o registro do boletim de ocorrência.
Tendo causado o acidente ou não, é preciso colaborar com um depoimento coeso e verídico. Após a chegada das autoridades, é importante a demarcação do local do acidente e, se possível, retirar os veículos prejudicados da via para não atrapalhar o tráfego.
Quais são as responsabilidades do empregador que tem uma frota de carros?
O empregador deve ter a iniciativa de fazer um plano de seguro para todos os veículos de sua frota antes de disponibilizá-los para seus funcionários. Com o seguro garantido, as despesas serão menores tanto para a empresa quanto para o funcionário.
Também é essencial oferecer todo o suporte possível para os empregados em caso de ferimentos, já que o acidente aconteceu durante o período de trabalho. Nesse caso, ainda pode ser necessário acompanhamento médico ou afastamento do funcionário para sua recuperação.
É sempre importante lembrar-se de que boa parte dos acidentes pode ser evitada, basta que a atenção dos motoristas esteja totalmente na estrada durante a viagem. O acidente com carro da empresa pode ser uma grande dor de cabeça, mas, se todos os envolvidos estiverem colaborando para que as devidas precauções sejam feitas, a situação não se tornará um grande transtorno.
Gostou do conteúdo e quer receber mais informações interessantes como esta? Então, assine nossa newsletter e mantenha-se informado!