Manter uma gestão de transporte de carga é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, tendo em vista se tratar de um conjunto de práticas aplicadas com a finalidade de garantir um serviço de transporte produtivo, eficiente e que proporcione uma boa experiência aos clientes.
Ao fazer esse gerenciamento de maneira efetiva, a empresa consegue atingir o seu pleno funcionamento, o que vai fortalecer a imagem da marca perante o mercado e contribuir para o alcance de melhores resultados.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar como essas ações podem ser aplicadas. Confira!
1. Crie um planejamento
Um planejamento bem-feito precisa englobar todas as etapas do transporte, já que a sua finalidade é a de colaborar para o gestor ter uma visão ampla dos processos e, assim, fazer uma análise aprofundada dos serviços de transporte. Entre os principais aspectos que devem estar inseridos, estão:
- definição dos tipos de veículo em cada entrega;
- eventuais lacunas;
- melhores estratégias para resolver as falhas identificadas.
2. Estabeleça metas
A definição de metas é uma ótima forma de motivar a equipe, ampliar os resultados e definir o futuro do negócio com base em indicadores de desempenho precisos. No entanto, é importante que a meta seja:
- específica: é preciso detalhar ao máximo o objetivo;
- mensurável: uma métrica deve ser escolhida para acompanhar os resultados atingidos, por exemplo, percentual de entregas feitas no prazo;
- relevante: deve fazer sentido para a empresa e gerar resultados significativos;
- atingível: os objetivos pretendidos devem ser possíveis de alcançar;
- temporal: é necessário definir uma data para ser entregue.
3. Tenha um bom controle de gastos
Um controle financeiro efetivo, considerando os custos fixos e variáveis, vai viabilizar a realização de um estudo minucioso do mercado, a produção de um bom planejamento e auxiliar na criação de estratégias e ações para o negócio.
4. Tenha um plano de riscos
O plano de riscos é uma medida preventiva que vai ajudar a proteger a carga em casos de:
- avarias;
- extravios;
- furtos;
- roubos;
- apreensões de mercadorias, entre outros.
Sendo assim, é necessário ficar atento aos fatores adversos que possam fazer parte do percurso e se preparar para qualquer ocorrência que surgir, evitando maiores prejuízos.
5. Conte com um bom sistema
A frota constitui um patrimônio muito valioso para o negócio. Dessa forma, é essencial aumentar a sua proteção e evitar problemas que possam afetar a lucratividade da empresa.
Para isso, a tecnologia pode ser uma grande parceira, por exemplo, com o sistema de rastreamento. Trata-se de uma ótima ferramenta logística, com o objetivo de acompanhar a rota da carga, em tempo real, assegurando que chegue ao destino certo no prazo estipulado.
Com esse monitoramento, é possível fazer com que o motorista se sinta mais seguro durante o percurso, já que o gestor pode identificar o que está errado enquanto o transporte é feito e implementar soluções rápidas.
6. Treine o time
Ao investir no treinamento da equipe, todos só têm a ganhar. Isso porque, ao capacitar os motoristas, a tendência é que ocorra uma relevante minimização de acidentes, economia de recursos (como gasto de pneus, manutenções e consumo de combustível), melhora na produtividade, entrega mais rápidas, clientes mais satisfeitos e melhora da credibilidade no mercado.
Agora que você já sabe o que é gestão de transporte de carga, sua importância e como a tecnologia pode ajudar nesse processo, é preciso escolher as ferramentas mais apropriadas e que gerem os melhores resultados. Portanto, é essencial contar com a orientação de profissionais capacitados para saber o que melhor se adapta às necessidades do negócio.
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