3 dúvidas esclarecidas sobre dimensionamento de frotas

3 minutos para ler

O dimensionamento de frotas deve começar pelas necessidades da empresa. Combinar a quantidade de entregas com o tipo de material e o número de veículos é fundamental para otimizar o fluxo organizacional.

A variedade de veículos também é importante. Se as entregas são diversas, procure manter opções preparadas para as mais pesadas e volumosas, e outras para demandas mais individualizadas e personalizadas.

Tem outras dúvidas sobre esse assunto? Continue a leitura do post a seguir e saiba mais!

1. O que é dimensionamento de frotas?

O dimensionamento de frotas é um método direcionado para o planejamento e a otimização das práticas de transporte da organização durante um período de tempo. Essa prática é essencial para a empresa, independentemente do tamanho da frota.

Afinal, se ela for grande, o gasto com veículos não utilizados poderia ser aplicado em outras áreas da organização. Já as pequenas podem impedir que a empresa faça todas as entregas a que se vinculou. Além do prejuízo financeiro, está em jogo a reputação da marca.

2. Como dimensionar as frotas de maneira correta?

O dimensionamento de frotas permite otimizar e planejar as atividades vinculadas ao transporte, com a finalidade de melhorar sua produtividade. Para fazê-lo de forma direta e simples, vale considerar a necessidade da empresa e adicionar um percentual de veículos reserva. Eles serão usados quando os titulares estiverem em manutenção.

Caso tenha filiais onde a quantidade de automóveis seja reduzida, considere a locação em vez de ter reservas parados. Se o gestor não conseguir definir o percentual adequado, pode alugá-los e determinar a quantidade após um período de análise.

Se a empresa tiver um pool de veículos, o ideal é que o administrador estabeleça uma quantidade inicial e atenda o excedente com locação avulsa de veículos. Assim, pode ajustar a quantidade e reduzir as locações quando necessário.

É importante não definir a quantidade de veículos pelo pico para evitar veículos parados. Dessa forma, o gestor terá redução de custos, com veículos, manutenções, despesas e até automação de tarefas diárias.

3. Qual é a importância dessa prática?

Para o adequado dimensionamento da frota, devem ser apreciados aspectos relativos à locomoção da carga, à quantidade de entregas a serem efetuadas, ao número de condutores, ao tipo de carga transportado, às distâncias percorridas, ao peso dos veículos e assim por diante.

Veja algumas das vantagens dessa iniciativa:

  • mais agilidade e segurança no transporte de mercadorias;
  • mais eficiência para a operação e a logística corporativa;
  • maior precisão no cálculo da quantidade de viagens;
  • planejamento criterioso da frota específico para cada serviço;
  • redução de riscos e acidentes;
  • maior precisão no cálculo da quantidade de veículos e de viagens;
  • redução de despesas.

Em resumo, o principal objetivo é indicar para cada rota o tipo e a quantidade de veículos mais adequada, para, assim, minimizar o custo da operação. Adotar o dimensionamento de frotas é essencial para resolver esse problema.

Gostou deste post? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais. Assim, você pode ajudar outros gestores que tenham interesse em conhecer essa metodologia!

Posts relacionados