Seguro de frota: o que é, quais os benefícios e como contratar?

4 minutos para ler

O seguro de frota constitui um dos itens de proteção mais importantes da sua empresa e é um investimento que ajuda a prevenir maiores prejuízos no futuro. Por essa razão, é preciso avaliar as organizações com muita atenção e buscar a cobertura mais abrangente por um preço competitivo.

As necessidades de prevenção podem variar de acordo com o porte e o tipo de frota (veículos pesados ou leves, por exemplo). Assim, o gestor deve basear a sua escolha de acordo com o seu processo logístico.

Por isso, continue com a leitura e conheça os benefícios de contratar uma apólice de seguro para a sua frota:

Por que proteger sua frota?

A frota de uma transportadora é composta por veículos de alto valor, que tanto representam uma parte do patrimônio como viabilizam a existência da empresa. Um caminhão inoperante quer dizer que o processo de entrega pode ser interrompido ou passar por atrasos.

Esse imprevisto significa perda financeira e causa insatisfação nos clientes que não recebem as suas mercadorias dentro do prazo.

Portanto, o gestor deve estar atento para evitar que essa situação se manifeste. Uma das formas de aumentar a segurança da operação de transportes é realizar a contração de uma apólice de seguros.

Esse tipo de cobertura tem o objetivo de ressarcir o empreendedor em caso de furto do veículo, acidentes naturais e colisões. Caso algum dos sinistros cobertos venha a ocorrer, a indenização pode ser feita por meio de:

  • ressarcimento em dinheiro no valor do bem;
  • reposição do veículo;
  • reparos;
  • reembolso dos valores pagos à oficina para a realização dos reparos.

Como escolher a seguradora?

Por ser um mercado em expansão, existem diversas seguradoras em atuação. Com essa ampla gama de serviços disponíveis, é preciso avaliar as opções de maneira minuciosa. O contrato deve contemplar todas as obrigações e direitos entre as partes, abrangente cobertura de sinistros e descrever as indenizações aplicáveis.

Seguindo esses cuidados, é possível realizar a melhor escolha e beneficiar a sua empresa.

Quais são as vantagens de um seguro de frota?

O principal benefício para as transportadoras é a possibilidade de receber indenização pelos danos infligidos aos veículos e pelas despesas referentes aos reparos e recuperação da frota segurada.

Esse recurso fornece tranquilidade ao gestor, pois o seu patrimônio tem cobertura para evitar maiores prejuízos. Isso representa uma economia com a reposição do bem e os gastos com a realização de consertos.

Os casos de roubo também contam com proteção e podem ser indenizados conforme as cláusulas contratuais. Portanto, o seguro é uma das formas de economizar recursos financeiros e evitar imprevistos.

Em um mercado competitivo, as seguradoras oferecem serviços adicionais para conquistar novos clientes. Como resultado, pode ser oferecida assistência 24 horas em caso de sinistro, socorro mecânico e reboque no local do acidente. Pequenos reparos, pinturas e serviço de chaveiro também costumam ser incluídos sem a cobrança de tarifas adicionais.

Como aumentar a segurança?

Frequentemente, para contratar um serviço de seguro, a seguradora pode requisitar que um método de monitoramento veicular seja implantado. Esse tipo de prática tem se tornado cada vez mais comum para combinar medidas de segurança diversificadas e aumentar a proteção.

As ferramentas de rastreamento têm papel de acompanhar o trajeto realizado pelo veículo e de contribuir para a sua recuperação em caso de roubo.

O transporte rodoviário de mercadorias está sujeito a diversos riscos, que podem aumentar os custos e encarecer os preços de frete. Por essa razão, o seguro de frota tem papel estratégico e propicia mais vantagens para o empreendedor.

Agora que você já entende o papel de uma apólice de seguro para proteger a sua frota, está na hora de conhecer as ferramentas de monitoramento disponíveis. Descubra os benefícios de ter um sistema de rastreamento de veículo!

Posts relacionados