Como garantir a segurança no trânsito na gestão de frota? Saiba

4 minutos para ler

A segurança no trânsito traz benefício ao motorista, à empresa e à toda sociedade. É fundamental preparar os motoristas às possíveis situações que vão enfrentar nas estradas e no dia a dia, com o fim de evitar acidentes e reparos desnecessários nos veículos. 

Treinar os profissionais, adotar uma política de direção defensiva, dar o descanso necessário a eles, incluir um programa de incentivo e utilizar tecnologias são exemplos de medidas que devem ser adotadas pelos gestores de frotas.

Neste artigo, abordaremos algumas dicas para uma direção segura e ferramentas que podem auxiliar nesse processo. Confira a leitura!

Como garantir a segurança no trânsito para sua frota?

Para ter segurança na sua frota, é preciso buscar soluções, sejam elas tecnológicas, sejam de direcionamento dos motoristas. Confira algumas dicas!

Identificação de motoristas

Parece algo óbvio, porém, aqui estamos falando não apenas de identificação com dados pessoais, mas da identificação profissional e das características pessoais de cada um de seus condutores. Com esse tipo de identificação, ficará mais fácil selecionar as tarefas segundo a habilidade e a capacidade de cada pessoa e treinar conforme a defasagem notada.

Conheça as habilidades e formação de cada um, verifique as experiências anteriores e os serviços a que está habituado. Procure identificar aqueles que gostam de andar em velocidade acima do permitido ou infringir outras leis de trânsito. Busque conhecer os limites de disposição física para atividades e, assim, dar o descanso quando necessário.

Treinamento dos condutores

Invista em treinamentos aos seus colaboradores com frequência, pois isso ajudará a conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e o quanto sua empresa preza por isso.

Direção defensiva, leis de trânsito, cuidados ao volante, atitudes preventivas com o veículo, conhecimento sobre o veículo, além de treinamento para situações de perigo, como direção noturna e chuva, são pontos que devem ser abordados a fim de que os motoristas saibam como agir em diversas situações de risco e estejam sempre alerta.

Programa de incentivo

Procure uma boa tecnologia e estabeleça um programa de incentivo aos motoristas mais cuidadosos. Assim, por meio de rankings será possível valorizar aqueles que procuram seguir todas as leis de trânsito, práticas de prevenção e cuidados orientados pela empresa.

Os benefícios concedidos àqueles que se preocupam com a segurança no trânsito incentivarão os demais colaboradores a buscar observar as regras estabelecidas.

Quais são as ferramentas essenciais para garantir a segurança no trânsito?

Existem tecnologias de monitoramento das atividades dos motoristas e algumas contam com sensor de fadiga com a função de alertar com sinais sonoros quando o motorista está fechando os olhos. Outras monitoram os reparos nos veículos da frota e indicam as condições de uso. 

Existem ainda as que monitoram em tempo real o andamento do veículo e informam a cada minuto a posição atual, facilitando a leitura de produtividade da frota, quilometragem rodada e tempo gasto com os processos.

Neste artigo, abordamos algumas dicas para garantir a segurança no trânsito e vimos que a tecnologia pode ser a ferramenta que você precisa para monitorar seus colaboradores. A Movisat tem uma excelente tecnologia de gestão de frotas em tempo real com rastreamento de rotas e atualização de processos, ajudando você a solucionar problemas.

Gostou do conteúdo? Acesse nossas redes sociais e saiba mais a respeito do gerenciamento de frotas. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

Posts relacionados