Dicas

Locação de frota: descubra aqui os prós e contras!

locação de frota
Escrito por RockContent

Alugar ou comprar? A resposta pode parecer óbvia quando estamos falando de bens pessoais. Contudo, quando se trata de locação de frota, a decisão deve priorizar alguns cuidados básicos, como o orçamento disponível e o nível do serviço prestado.

Pensando em ajudá-lo, preparamos um post para que você conheça as principais vantagens e desvantagens desse serviço. Você verá, também, que a tecnologia é uma importante aliada na hora de cuidar dos seus veículos — mesmo os alugados. Boa leitura!

Quais são as vantagens da locação de frota?

A locação de frota é o ato de alugar os veículos utilizados pela empresa, sejam eles caminhões de grande porte ou, até mesmo, carros menores, por exemplo. Esse tipo de serviço tem algumas vantagens significativas.

Ao optar pela locação, o gestor deixa de se preocupar com a responsabilidade pela manutenção dos veículos e pelo pagamento de impostos – tudo isso é gerido pela própria locadora. Dessa forma, é possível concentrar-se nas atividades-fim do negócio e gerar mais produtividade.

Além disso, os gestores podem contar com veículos novos, confortáveis e de alto desempenho. Isso é especialmente difícil de obter com o financiamento, já que os custos são bem mais altos — além da obrigatoriedade de seguir algumas burocracias, como o próprio gerenciamento dos impostos.

Se sua empresa também tem interesse em locar carros, além dos caminhões, é possível conseguir os blindados e as minivans. Eles oferecem bem mais conforto e segurança para os trabalhadores e líderes do negócio.

Por fim, a redução dos custos não deve ser subestimada. Após firmar o contrato de locação, a empresa contratante saberá exatamente o quanto gastará naquele período. Isso favorece o controle de gastos e abre espaço no orçamento para outras áreas críticas.

Quais são os riscos?

Os contras da locação de frota relacionam-se, principalmente, a parcerias com empresas que não oferecem bons serviços. Muitas delas podem investir pesado em publicidade e propaganda, gerando a percepção de que são excelentes fornecedores.

Por isso, é muito importante pesquisar com cuidado o serviço antes de fechar qualquer negócio. É uma boa ideia pesquisar referências na internet, além de conversar com outros profissionais experientes da área. Locar veículos de qualidade duvidosa impactará negativamente nas operações da sua empresa, deixando os clientes insatisfeitos.

Além disso, não checar as manutenções realizadas nos veículos é outro erro. Isso porque você corre o risco de acabar contando com carros bastante obsoletos. Dessa forma, seria preciso devolver o que foi locado e aguardar os reparos — um pesadelo para profissionais da área de logística, principalmente por conta dos atrasos.

Antes de fechar negócio, é preciso, também, checar o estado atual dos veículos. Afinal, um dos principais diferenciais da locação é a possibilidade de renovar a sua frota. Sem a devida inspeção, a empresa contratante corre o risco de alugar carros que não sejam tão melhores assim que aqueles com que ela já conta no momento.

Como um sistema de rastreamento pode ajudar?

Quando você opta pela locação, é possível acompanhar o estado atual dos veículos e garantir a otimização do transporte e das entregas. Isso é realizado por meio da contratação de um sistema de rastreamento, destinado a garantir o monitoramento das condições dos veículos, medição de trajetos e otimização no atendimento das tarefas, auxiliando a equipe externa.

Mesmo que você passe a contar com veículos locados, é essencial garantir o controle da operação. Isso pode ser feito por meio do sistema de rastreamento e gestão. Além de poder conferir os trajetos dos seus motoristas em tempo real, ele também reduz custos relacionados a possíveis horas extras e ociosidade, por exemplo.

É preciso levar em conta que o nosso país ainda conta com índices alarmantes de violência. Com um sistema de rastreamento de alto nível, combinado à locação de frota, você proporciona segurança tanto para o veículo como para os motoristas. Isso estimula esses profissionais, que se sentem bem protegidos.

E aí, gostou do post e quer continuar acompanhando nossas atualizações em primeira mão? Então, siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn!

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This