Entenda como a sobrecarga de trabalho pode influenciar em acidentes

3 minutos para ler

A sobrecarga de trabalho é prejudicial tanto para os funcionários quanto para a empresa, já que afeta de forma direta a produtividade e a qualidade do serviço prestado. Além disso, o excesso de trabalho traz danos à saúde, provocando muito estresse — geralmente confundido com cansaço — e prejudicando o bem-estar dos colaboradores. 

Dessa forma, neste post, apresentaremos como a sobrecarga no trabalho pode influenciar em acidentes para motoristas. Boa leitura! 

Como a sobrecarga de trabalho atrapalha o motorista no trânsito

Distrai o motorista

A sobrecarga de trabalho pode influenciar em acidentes no trânsito, uma vez que faz com que o motorista se distraia facilmente enquanto dirige. O trabalho desenvolvido na direção dos veículos precisa ser feito com muita atenção, de modo que qualquer desatenção pode ser fatal.

Causa muito cansaço

Além de contribuir para que o motorista sofra com desatenção, outro perigo da sobrecarga de trabalho é o cansaço excessivo. O funcionário que trabalha demais tem dificuldade para dormir e enfrenta fadiga constante no seu dia a dia. Isso gera diminuição da resistência nervosa, o conduzindo a acidentes enquanto desenvolve suas atividades. 

Contribui para a ansiedade

Outra contribuição do excesso de trabalho para a decorrência de acidentes é o aumento da ansiedade, o que ocasiona na elevação da velocidade. Nesse caso, a sobrecarga faz com que o motorista fique impaciente para chegar ao destino pretendido, para finalmente poder descansar. Assim, ele pode pisar no acelerador e ultrapassar os limites da via de circulação. 

Proporciona estresse 

Um dos males mais comuns causados pela sobrecarga das atividades é o aumento do estresse — conhecido também como síndrome de Burnout. Esse transtorno psicológico deixa o colaborador sem ânimo ou forças para exercer as suas atividades. Além disso, o excesso de atividades contribui para a geração de doenças cardiovasculares e gastrointestinais.

Identificando a sobrecarga de trabalho

Acúmulo de tarefas

Uma das principais formas de identificar a sobrecarga de trabalho é verificar se o colaborador está com acúmulo de tarefas por não conseguir entregar o serviço em tempo hábil. Isso provoca desmotivação com o emprego, já que não é possível realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Queda de desempenho

É importante analisar alterações no desempenho do funcionário para identificar o excesso de atividades. Quando ocorre uma queda, a empresa sofre prejuízos significativos com resultados abaixo do esperado e menor produtividade.

Desatenção ao dirigir 

Por fim, é possível observar os efeitos da sobrecarga de trabalho por meio da desatenção ao dirigir. Inclusive o motorista pode ser multado por isso, como expressa o artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro. 

Portanto, neste post, abordamos como a sobrecarga no trabalho pode influenciar em acidentes para motoristas. Vale mencionar que existe a possibilidade de monitorar o itinerário do colaborador por meio de um identificador automatizado ou de teclado medidor de jornada, que envia os dados ao sistema de rastreamento veicular e gestão, alertando os gestores caso o motorista ultrapasse o limite de horas/dia. 

Então, gostou do texto? Aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+

Posts relacionados