Dormir ao volante: 4 dicas para prevenir acidentes em sua frota

3 minutos para ler

Dormir ao volante ainda é uma das principais causas de acidentes nas estradas brasileiras. Para se ter uma ideia maior desse cenário trágico de nosso país, o Brasil ostenta a 5º posição mundial de mortes em trânsito e a cada 5 acidentes causados por sono, 1 é fatal.  

Portanto, a necessidade de mudança desse quadro é mais do que urgente e temos que assumir que a responsabilidade dessa situação, muitas vezes, cabe aos motoristas e empresas, que precisam obedecer às leis de trânsito, mas principalmente, respeitar a vida e melhorar sua conduta, concorda? 

Sendo assim, resolvemos preparar uma pequena lista com dicas e conselhos importantes que podem ser seguidos para evitar que essa estatística aumente cada vez mais. Confira!

1. Pare e descanse 

Nenhuma entrega ou compromisso é mais importante do que sua vida ou a de qualquer outra pessoa. Portanto, se perceber que não há mais condições de dirigir por cansaço ou sono, não arrisque! Pare e descanse!

Por lei, as empresas e motoristas devem obedecer a jornada de horário de trabalho, e ultrapassá-la é de total responsabilidade de quem autoriza e concorda, o que coloca em riscos não só a integridade da carga, mas principalmente a vida de pessoas. 

2. Alimente-se bem 

A alimentação e hidratação de motoristas que passam horas na estrada são fatores fundamentais para o bem-estar e a segurança. Afinal, dormir ao volante, muitas vezes, pode estar associado à fraqueza e à fome, já que muitos motoristas, em busca de entender prazos e horários, preferem se arriscar do que fazer uma pausa para comer e repor as energias.  

O ideal é sempre contar com uma garrafa d’água no veículo, assim como frutas e alimentos para enganar a fome, e não ficar sem se alimentar por um longo tempo, combinado? 

3. Busque manter uma rotina saudável 

Sempre que possível, busque praticar alguma atividade ou exercício físico, alongue-se durante as paradas e, principalmente, mantenha-se longe do álcool ou qualquer outra substância prejudicial durante o período de entrega, mesmo que seja em um momento de descanso.

Afinal, o excesso e exagero desse consumo, assim como o sedentarismo e falta de práticas saudáveis podem contribuir para dormir ao volante e as consequências podem ser drásticas. Então, valorize a vida e mantenha a saúde em dia! 

4. Durma com qualidade 

A qualidade do sono do motorista é primordial para a sua segurança. Não adianta obedecer a jornada de horários, se o local de descanso não for adequado ou impossibilitar o descanso. Cabe às empresas ou ao próprio profissional permitir uma noite de sono saudável e agradável, necessária para seguir com segurança e confiança as atividades no dia seguinte! 

Enfim, essas são as dicas básicas que tanto motoristas quanto empresas devem levar em consideração e seguir na prática para garantir suas entregas mais seguras e com a devida paz nas estradas.

Por fim, é importante ressaltar que graças ao avanço da tecnologia, atualmente muitas ferramentas e sistemas podem contribuir para evitar dormir ao volante, como é o caso do rastreamento de veículos em tempo real, que permite o controle de paradas e da jornada do veículo. 

Gostou? Tem mais alguma dica ou sugestão para ninguém mais dormir ao volante? Então, compartilhe conosco e comente aqui embaixo! 

Posts relacionados