Entenda o que é e como funciona uma torre de controle logístico

4 minutos para ler

Não há dúvidas da importância de manter uma gestão eficiente do armazenamento e transporte de carga para a execução de processos de qualidade, o aumento da competitividade e, consequentemente, o alcance de melhores resultados. Para que isso ocorra, o ideal é contar com a torre de controle logístico.

Trata-se do uso de soluções capazes de proporcionar planejamento, monitoramento, organização dos horários e controle de demandas, por meio da coleta e análise de dados confiáveis e precisos, que auxiliam na identificação e solução de problemas, bem como na tomada de decisões mais assertivas. Pensando na sua importância para as operações logísticas das empresas, elaboramos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Como funciona a torre de controle logístico?

A torre de controle logístico constitui-se de uma central de integração que junta os principais dados a respeito de cada processo de transporte de uma companhia. Sua finalidade é dar visibilidade ao gestor sobre as operações de coleta e entrega de mercadorias, especialmente nos casos em que é preciso gerenciar diversos veículos em rota. Por meio dela, é possível:

  • monitorar as etapas de coleta;
  • fazer o planejamento de demandas;
  • acompanhar as entregas em tempo real;
  • receber e administrar ocorrências;
  • avaliar os indicadores de desempenho etc.

De forma prática, é um local onde há colaboradores responsáveis por monitorar as ferramentas e os sistemas de transporte em tempo real, cuidando dos processos e implementando ações para evitar problemas logísticos, a exemplo de atraso na entrega.

Qual é a diferença entre a torre de controle logístico e a central de monitoramento?

Apesar de conceitos diferentes, eles se complementam. Isso porque, enquanto a torre de controle logístico realiza a gestão da movimentação de produtos entre a produção e seus centros de distribuição, a central está associada ao trajeto percorrido até a chegada ao destinatário.

As centrais de monitoramento recebem, acompanham dados e comunicam-se com motoristas de transporte de carga, com autorização para aplicar medidas de resolução de problemas. Pelo fato de elas se encontrarem fixadas em diferentes locais, é possível contar com várias centrais que reportam a uma única base, a torre de controle, na qual as informações são concentradas e estratégias elaboradas.

Quais são os pilares da torre de controle logístico?

A torre de controle logístico conta com três pilares: tecnologia, pessoas e processos. A seguir, entenda um pouco mais sobre eles.

Tecnologia

Ferramentas tecnológicas precisam ser adotadas como forma de oferecer suporte ao processamento de dados – por exemplo, TMS, ERP e sistemas de rastreamento –, com o objetivo de gerar uma visão em tempo real das atividades.

Pessoas

Os responsáveis vão analisar de forma detalhada e tomar decisões por meio das informações e relatórios gerados pelas soluções tecnológicas. Também, vão elaborar estratégias de atuação e resolução de problemas.

Processos

Trata-se do foco de onde a torre vai agir. É possível atender a muitos processos, como auditoria de fretes, planejamento logístico, análise da eficácia da entrega, monitoramento das cargas etc.

Agora que você sabe o que é torre de controle logístico, fica mais fácil perceber que, por meio dela, é possível reunir as informações coletadas e alinhar com indicadores de desempenho predeterminados, como tempo e qualidade do serviço de entrega, quantidade de entregas feitas, estado dos veículos, número de devoluções, satisfação do cliente, entre outras métricas. Isso contribui para a elaboração de cenários e o planejamento de ações mais assertivas para, assim, se atingir resultados mais satisfatórios.

Este artigo ajudou a esclarecer suas dúvidas? Então, deixe o seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto!

Posts relacionados