Gestão de riscos: saiba como alinhar na frota da sua empresa!

Saiba como alinhar a gestão de riscos à gestão de frotas na sua empresa!

4 minutos para ler

Tomar medidas para mitigar problemas em suas frotas é, sem dúvida, a sua prioridade. Caso contrário, você deve reavaliar sua estratégia. Isso porque certos percalços podem causar uma turbulência temporária, como em qualquer empresa, mas ter uma boa gestão de riscos para proteger-se desse tipo de desafio pode definir o futuro e viabilidade de seu negócio de frotas.

A gestão de risco é um fator importante nas operações de frota e logística para empresas que se concentram em frete, entrega e transporte. Assim, as companhias conseguem permanecer em conformidade regulamentar, ao mesmo tempo em que promovem um ambiente sustentável com uma frota em bom funcionamento.

Neste post, falaremos sobre a gestão de riscos e como implementá-la em sua gestão de frotas. Continue a leitura!

O que é a gestão de riscos?

A gestão de riscos é um processo que possibilita os eventos de risco individuais e o risco geral serem compreendidos e gerenciados de forma proativa, otimizando o sucesso, minimizando ameaças e maximizando oportunidades e resultados. Trata-se de antecipar o que pode não acontecer conforme o planejado e implementar ações, a fim de reduzir a incerteza a um nível mais tolerável.

O risco pode ser percebido positivamente (oportunidades) ou negativamente (ameaças). É o potencial que uma situação ou evento têm de impactar a realização de objetivos específicos. Trabalhando nessa gestão, é possível garantir que os riscos sejam claramente identificados, antes mesmo de passar para a etapa de análise do processo de gerenciamento de risco.

Como aliar a gestão de riscos da empresa à gestão de frotas?

Algumas dicas são essenciais para realizar essa missão. Conheça algumas!

Estar preparado para resultados de longo prazo

Independentemente de o serviço de gerenciamento de frota ser seu empreendimento principal ou se você o estiver usando para apoiar seus outros negócios, cada viagem tem seus próprios níveis de risco.

Para gerenciar todo o conjunto de elementos associados a riscos como prevenção de perdas, segurança e seguro, você precisa ter muita paciência, pois os resultados virão depois de muito tempo.

Aderir a mudanças

A arena de gerenciamento de frota tem mudado exponencialmente em um ritmo rápido, o que acrescentou fatores como criatividade, desafio, entusiasmo e adaptabilidade ao portfólio do gerente de frota.

Receber esses fatores como parte do trabalho agora é uma necessidade, pois a função de um gerente de frota evoluiu para uma função corporativa. Estar atento a essa mudança e adaptar-se a ela pode ajudar uma empresa a encontrar as soluções de gerenciamento de risco mais eficazes.

Usar a tecnologia para avaliar e reduzir os riscos

Em qualquer setor da economia, alguns softwares como Saas (as a Service), IoT (Internet of Things) e B2B (Business to Business) são uma prova de que a tecnologia vem dominando todos os tipos de negócios e facilitando os processos envolvidos nele, como a gestão de riscos.

Um bom software de gerenciamento de frota, como os dispositivos de registro eletrônico, ajuda a controlar os custos e melhorar a produtividade, além de originar, acessar, interpretar e explorar todos os dados fornecidos por esses dispositivos. Com ele, será possível alinhar a gestão de riscos à gestão de frotas de sua empresa utilizando esses dados.

Dessa forma, é feito um plano de gerenciamento de riscos, que permite à empresa focar nos verdadeiros ativos de um negócio e tomar as medidas cabíveis na redução de riscos na gestão de frotas.

Agora você sabe o que é gestão de riscos e como utilizá-la na gestão de frotas. É crucial ter um plano de gerenciamento de risco de frota acionável. Além disso, no mundo de hoje, desenvolver uma estratégia de gerenciamento de risco de frota robusta é essencial para enfrentar os principais desafios relacionados a riscos e responsabilidades financeiras.

Nosso post foi útil para você? Gostaria de ler mais publicações como esta? Então, siga nosso Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário