Aprenda a fazer o cálculo de investimento em logística

4 minutos para ler

Para as empresas prosperarem em um mercado tão competitivo, é essencial saber fazer investimento em logística e inovar constantemente. Tais estratégias são essenciais para elevar as instituições a novos patamares — mas é necessário realizá-las com inteligência e conhecimento. Em outras palavras, não basta apenas investir e torcer por bons resultados.

Assim que um planejamento em logística é colocado em prática, os gestores precisam estar atentos aos resultados para avaliar se o que foi aplicado se converteu efetivamente em privilégios para a empresa. Justamente para isso é que existe o cálculo de investimento em logística.

Trata-se de uma operação que ajuda a gestão a verificar, de forma objetiva, os resultados das implementações feitas na companhia. Quer entender isso melhor? Então, continue lendo e confira tudo sobre o assunto!

Qual é a melhor forma de cálculo para logística?

A maneira mais comum de realizar essa conta é por meio do ROI (Return On Investiment, ou Retorno Sobre o Investimento), um indicador de desenvolvimento relacionado à gestão financeira que é utilizado para determinar os resultados dos investimentos.

Esse método é bastante versátil, sendo utilizado não só na logística, mas também em diversas outras áreas. No panorama atual dos negócios, com diversos processos automatizados e custosos, o cálculo do ROI é essencial.

Como o cálculo do ROI influi na logística?

De fato, a logística não para de se reinventar, graças às tecnologias de ponta e da própria exigência de formação para que os gestores dessa concorrida área se destaquem.

As empresas precisam estar sempre em busca de melhorias nos seus processos de distribuição e transporte. Nesse sentido, um exemplo de investimento significativo em logística é o sistema de frotas inteligentes. Ele possibilita a troca de informações, em tempo real, sobre a localização dos caminhões e status do frete, entre outros dados, otimizando a solução dos problemas.

Contudo, esse tipo de recurso — como qualquer outro, na verdade — não deve ser implementado sem uma análise prévia, sob o risco de não gerar os resultados esperados. Assim, o cálculo do ROI ajuda o gestor a julgar se o investimento trará um retorno positivo para o momento atual da empresa.

Como realizar o cálculo do ROI?

A princípio, a conta não é tão complicada. Você deve, primeiro, estabelecer o valor obtido com os lucros de determinado investimento. Então, a quantia gasta com o investimento deve ser subtraída do valor do lucro. Por fim, você deve dividir o resultado da primeira operação novamente pela quantia investida.

A compreensão fica bem mais fácil com números, então, vamos supor que você lucrou R$ 5000,00 com a implementação de um determinado software logístico, cuja implantação custou R$ 500,00. Nesse caso, aplicando a fórmula, temos:

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

ROI = 4500 / 500

ROI = 9

Ou seja, a cada real investido, nove foram recebidos. Nada mal, certo?

Enfim, a logística está em mesmo constante renovação, e investimentos são necessários para não ser atropelado pelos concorrentes. Diante disso, o cálculo do ROI é uma medida eficaz para avaliar os investimentos passados e checar o seu fluxo de caixa para novas inovações. Lembre-se de realizar esse cálculo de investimento com produtos e valores similares, pois, desse modo, a avaliação da melhor solução para o seu negócio é obtida com mais precisão.

Então, gostou das dicas? Sobrou alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

Posts relacionados