Gestão

Você sabe o que é CNH-e? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Movisat
Escrito por Movisat

A CNH-e é o primeiro documento de identificação civil digital do cidadão brasileiro. É uma versão digital da Carteira Nacional de Habilitação e substitui a versão impressa, mas não é compulsória: essa continuará sendo emitida normalmente.

A obrigação dos estados pela emissão da carteira digital foi adiada para 1º de julho e sua validade será verificada em todo território nacional, com a condição de que o aparelho em que ela foi cadastrada esteja ligado.

Se o celular estiver descarregado, não será considerada a sua portabilidade, com base no artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que prevê essa infração como leve e penaliza o condutor com 3 pontos na carteira, multa de R$ 88,38 e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Confira neste post mais informações sobre a CNH-e!

O que é a CNH-e?

A CNH-e armazena todas as informações do documento impresso e tem sua autenticidade garantida pelo Denatran.

Sua emissão só ocorre para condutores que possuem a última versão da CNH impressa, entregues a partir de maio de 2017, pois essas contam com um QR Code que auxilia a sua verificação.

Como funciona a CNH-e?

Selecionamos alguns aspectos importantes a respeito do funcionamento da CNH-e:

  • possui a mesma validade, de 5 anos, do documento de habilitação impresso;
  • funciona por meio de um aplicativo de celular gratuito;
  • é acessível offline, sem necessidade de conexão Wi-fi ou dados móveis habilitados;
  • é gratuita;
  • somente um dispositivo terá o acesso autorizado da CNH-e;
  • em caso de perda ou furto do aparelho, o portal do Denatran possibilita o bloqueio da CNH-e e a habilitação do novo celular.

Como emitir a CNH-e?

  1. faça o cadastro no site do Denatran;
  2. confira o recebimento do link de ativação no e-mail e confirme-o;
  3. para condutores que não possuem a certificação digital é necessário comparecer à sede do Detran;
  4. após concluir o cadastro presencial, ative o cadastro no site do Denatran;
  5. baixe o aplicativo CNH digital;
  6. acesse o código enviado por e-mail, que tem validade de 48 horas, e será requisitado no primeiro acesso ao aplicativo no celular;
  7. preencha o CPF e a senha cadastrada no site do Denatran e informe o código de validação enviado por e-mail
  8. cadastre o código PIN, de 4 números a escolha do condutor;
  9. visualize a CNH-e no aplicativo.

Para garantir a segurança da informação do usuário, o código PIN será exigido em todos os acessos ao documento digital.

Benefícios que a CNH-e oferece

Evita aplicação de multa

A CNH-e evita a aplicação de multa por esquecimento do documento em casa: com a dependência das pessoas pela tecnologia, esquecer o aparelho celular é bem menos comum!

Possibilita a consulta da situação do condutor

No aplicativo é possível consultar a pontuação do condutor e receber avisos úteis, como o do vencimento da carteira de habilitação, por exemplo.

Permite acesso offline

Se o pacote de dados acabar e não houver rede Wi-fi disponível, com a CNH-e não haverá desespero: o acesso à internet é exigido apenas no primeiro acesso ao aplicativo, que estará disponível offline para todo tipo de aparelho.

Permite exportar para outros aplicativos

O sistema também possibilita a exportação e compartilhamento de um arquivo em formato PDF por e-mail ou WhatsApp, por exemplo, do arquivo da CNH-e, para utilizá-la em situações que exijam um documento impresso autenticado.

Oferece segurança

A CNH-e é única para cada aparelho e tem seus dados criptografados, o que garante a autenticidade do documento e evita fraudes e falsificações.

Aumenta a economia

O portador economiza com impressão, cópia, autenticação e digitalização de cópias ao encaminhar o PDF para órgãos públicos e empresas que a exige e já possuem o processo eletrônico de documentos.

Para consultar se o seu estado já emite a CNH-e ou dirimir outras dúvidas, é possível consultar o Portal de Serviços do Denatran.

Agora que você já tirou suas dúvidas, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ter acesso a essas informações!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This