Você conhece os indicadores de desempenho logístico? Entenda aqui!

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A logística de uma empresa é formada, muitas vezes, por processos desafiadores, pois é necessário pensar não apenas internamente na empresa, mas também concretizar a entrega do produto ao cliente com êxito. Por isso, os indicadores de desempenho logístico são tão importantes para o sucesso da sua empresa.

Por meio desses indicadores é possível medir os resultados considerados essenciais para alcançar os objetivos da sua organização. E, como o mercado atual está cada dia mais competitivo, esses indicativos mostram cada ponto a ser melhorado e em quais ela está tendo êxito.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos alguns indicadores que poderão ajudar você a melhorar o desempenho do seu negócio. Quer saber mais? Acompanhe!

On-Time & In-Full (OTIF)

Este é considerado o indicador de desempenho logístico mais importante, porque é possível medir as operações pelo ponto de vista do consumidor.

Ele demonstra a eficácia tanto nos prazos (On-Time) quanto na eficiência dos processos de atendimento (In-Full) — que retrata que o pedido do cliente foi entregue da forma como ele esperava: sem erros e no local solicitado.

Para medir o OTIF é preciso ter:

  • a data e a hora do processamento do pedido;

  • uma previsão da entrega do produto;

  • manter sempre atualizado o registro de OTIF.

Para calcular o índice OTIF em % basta dividir o número de entregas OTIF pelo número total de entregas e multiplicar o resultado por 100.

On-Time Delivery (OTD)

Esse indicador mede o percentual de pedidos que foram entregues dentro do prazo. Ele é empregado para verificar o tempo da separação dos produtos e a expedição do mesmo até ser enviado pela transportadora.

O On-Time Delivery deve ser medido diariamente e o ideal é que o resultado seja maior que 90%. Para medi-lo, em porcentagem, basta dividir o total de entregas que foram feitas no prazo pelo total de entregas e multiplicar o resultado por 100.

Order Cycle Time (OCT)

O OCT nada mais é que o tempo total desde o recebimento do pedido até o momento em que é entregue para o cliente — é o tempo percebido pelo cliente e sobre o qual estão colocadas suas expectativas.

Calcule o OCT subtraindo a data da entrega com a data que foi realizado o pedido. Para não errar no cálculo, é recomendável que se considere pelo menos de 24 horas para o recebimento do pedido no seu sistema, para localidades de até 350 km de distância da sua empresa. 

Order Fill Rate (OFR)

O Order Fill Rate mede o tempo interno relacionado ao processamento do pedido, ou seja, o tempo médio desde a confirmação do pedido até a expedição para o meio de transporte escolhido. É aconselhável que se meça o OFR diariamente e sua medida equivale ao tempo médio do processamento de cada pedido.

Custo de transporte como um % das vendas

Esse indicador possibilita uma visão mais ampla dos gastos com transporte. Para ter uma análise mais precisa do peso do transporte nas suas atividades comerciais, é necessário distinguir a análise em dois grupos: de clientes e de produtos.

Para definir a redução de custos e os principais pontos de melhoria de eficiência, pode-se incluir todos os custos logísticos da organização ou calculá-los em paralelo.

Dock-to-stock Time

Ele mede o tempo que decorre entre o início da descarga e o momento em que se tem o material disponível para separação de pedidos. Assim, compreende desde a movimentação no sistema de gestão de estoques, até dar um destino ao material no estoque.

Deve ser mensurado diariamente e por turno. Ele é muito importante para se rastrear a eficácia das atividades de entrada, a fim de garantir que o produto esteja disponível para pedidos no menor tempo possível.

Vimos, portanto, que os indicadores de desempenho logístico são essenciais para a melhoria contínua e o êxito da qualidade de todas as etapas e, também, para a produtividade de suas equipes. Porém, é preciso analisar quais deles podem trazer informações que sejam relevantes para seu tipo de negócio e usa-los para otimizar os processos que estão precisando de melhoria.

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