Gestão

Roubo de cargas: 4 dicas para evitar extravios em sua frota

Roubo de cargas: 4 dicas para evitar extravios em sua frota
Movisat
Escrito por Movisat

O Roubo de cargas é um dos principais problemas das estradas brasileiras. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, só em 2015 foram registrados 19,2 mil casos. O Sudeste registrou 85,76% dos casos, sendo que o estado de São Paulo teve o maior número: 44,11%.

A confiança nos transportes hoje em dia é questão de enorme atenção por parte das organizações. A busca por resultados mais eficazes e disponíveis faz com que a tecnologia progrida para atender a essas necessidades do tráfego logístico — o que tem acontecido aos poucos. Todavia, as estratégias não tornam o transporte imune aos atos criminosos. Por essa razão, possuir um seguro de carga ainda é indispensável.

Se interessou? Continue lendo nosso post e conheça algumas dicas para prevenção de furtos pelas estradas!

1. Rastreamento em tempo real do veículo

Consiste em acompanhar a localização dos veículos, rotas percorridas, velocidade média utilizada, nome do motorista responsável, sensor de carona, porta, painel, paradas não programadas, etc.  partir de computadores ou dispositivos móveis, como tablets e celulares, a fim de tomar decisões preventivas para dificultar prejuízos resultantes de roubo, acidentes e furto. Ideal para:

  • locadoras de veículos;
  • associações e cooperativas;
  • frotas utilitárias;
  • frotas executivas;
  • construtoras;
  • transportadoras;
  • empresas que atuam com sistemas de entregas e transportes em geral.

2. Planejamento das rotas

Executar um planejamento antecipado da viagem também deve ser levado em conta no regime de transportes da companhia. Ele é essencial para que o condutor não seja forçado a transitar por locais desconhecidos e, especialmente, para evitar que, durante a locomoção, o motorista guie por pontos onde há um índice elevado de roubos e furtos de cargas.

Planejar é trabalhar preventivamente e pode ser o modo mais eficiente de se evitar prejuízos nos transportes. Além do mais, as empresas devem tomar medidas para proporcionar essa elaboração de rotas, como a obtenção de equipamentos e softwares de monitoramento.

3. Utilização de rastreador isca de cargas

A isca de carga deve ser colocada no interior da caixa de algum material ou produto, de forma aleatória, na hora de carregar o veículo. Ao longo do transporte, se acontecer um furto ou roubo, mesmo com jammer – bloqueador de sinais usado para impedir que o aparelho envie sinais  de localização GPS , a isca vai ligar a tecnologia de rádio frequência (RF), e a equipe de inteligência e pronta tarefa vai resgatá-la no local que o rastreador indicar.

O rastreador móvel deve ser usado no transporte de cargas com alto valor agregado, como medicamento, pneu, agro, eletrônico ou qualquer outra carga que tenha alto risco de roubo durante a logística de entrega. Com a tecnologia RF de radiofrequência, localize sua carga.

4. Treinamento da equipe

Os motoristas e demais funcionários envolvidos no transporte e distribuição das mercadorias devem ser orientados quanto à adoção de atitudes preventivas eficazes na diminuição do roubo de cargas.

A formação básica da equipe para a prevenção de ocorrência deve abordar:

  • o perigo de falsas blitz na estrada;
  • a importância de não falar com estranhos sobre a carga ou o trajeto;
  • a observação de veículos que aparentem estar seguindo o caminhão;
  • a comunicação à polícia rodoviária sobre qualquer atitude suspeita.

Além do treinamento e capacitação em segurança, é importante esclarecer a equipe sobre os perigos de áreas críticas, onde o risco de assaltos é maior.

Em resumo, com essas dicas a sua empresa poderá lidar com o roubo de cargas na sua frota, impossibilitando que ele aconteça ou ao menos diminuindo seus prejuízos. Nesse sentido, a automatização e otimização dos sistemas de organização do transporte de produtos e materiais, em viagens de pequenas e longas distâncias, é fundamental para que se obtenha bons resultados.

Gostou do post? Aproveite e conheça também o conteúdo: os benefícios em ter um sistema de rastreamento de veículo!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This