Gestão

Renovação da frota: como a empresa pode identificar a hora certa?

Renovação de frota: como a empresa pode identificar a hora certa
Movisat
Escrito por Movisat

Atualmente, algo que tem preocupado as empresas é como saber o momento ideal para renovação da frota. Tomar medidas e fazer a substituição dos veículos periodicamente é essencial para que você não tenha prejuízos em seu negócio e tenha os veículos funcionando com perfeição.

Neste post vamos mostrar como a empresa pode identificar a hora certa de renovar a sua frota. Confira!

Avalie os custos atuais com manutenção antes da renovação da frota

Nem sempre é aconselhável realizar a manutenção nos veículos, uma vez que os custos com manutenção podem ser muito altos e não resolverem os problemas.

Por isso, é preciso ter cautela e avaliar com cuidado se não está na hora de renovar a frota. Por exemplo, você pode verificar se, na Tabela FIPE, o valor de manutenção dos veículos atuais da sua empresa está entre 10% a 20% do preço médio dos automóveis no mercado.

Caso isso seja evidente, é bem provável que a renovação da frota seja o melhor caminho, uma vez que os veículos de carga, por exemplo, têm durabilidade de cinco a oito anos.

Tem dificuldade para gerenciar as manutenções? Clique aqui, temos uma solução para auxiliá-lo.

Verifique o estado de conservação dos veículos

Além de avaliar os custos com a manutenção, é importante verificar o estado de conservação dos veículos. A frota enfrenta desgastes naturais em partes que não podem ser substituídas ou que têm valores muito altos. 

Por exemplo, é comum veículos com mais de oito anos de utilização apresentarem grandes consumos de combustíveis. Neste caso, o melhor a se fazer é procurar realizar a renovação da frota.

Tem dificuldade para gerenciar seus abastecimentos? Clique aqui, temos uma solução para auxiliá-lo.

Analise as opções do mercado

É necessário analisar as opções disponíveis no mercado e estudar quais são as possibilidades para renovar a frota da empresa. Veja com quanto tempo acontecerá a desvalorização destes automóveis, caso a sua empresa precise de uma parte da frota com o tempo. 

Para isso, é fundamental que você analise quais marcas sofrem mais desvalorização na revenda. Há modelos que você pode obter mais lucratividade, ainda que custem mais na primeira compra.

Estude a taxa de ocupação da sua frota

Outra forma de saber identificar a hora certa para fazer a renovação é estudar a taxa de ocupação da sua frota, pois nem sempre é necessário aumentar a quantidade de automóveis.

Cabe a você decidir se está no momento, por exemplo, de vender alguns veículos que estão parados e gerando prejuízo para a empresa e, do mesmo modo, comprar outros sem gastar muito por isso.

Tem dificuldades em identificar se possui mais veículos que o necessário? Clique aqui, temos uma solução para auxiliá-lo

Use um sistema de rastreamento

Por fim, algo muito importante para estabelecer o tempo adequado para a renovação de frota da empresa é o uso de um sistema de rastreamento. Com isso, você terá a automatização dos processos e obtenção de dados precisos para gestores realizarem tomadas de decisões, tudo por meio da tecnologia do rastreador. 

Viu só como a empresa pode identificar a hora certa para trocar os seus veículos? É essencial entender que a renovação de frota deve ser encarada como um investimento que trará benefícios, e não uma despesa.

Então, gostou do nosso texto? Agora assine a nossa newsletter e receba todas as atualizações diretamente em seu e-mail!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This