O que o sistema de telemetria pode fazer pela empresa? Saiba agora!

6 minutos para ler

Realizar uma gestão de frota é algo complexo, e, dependendo do número de veículos utilizados em suas operações, esse gerenciamento pode ocupar boa parte de seu tempo. Uma solução é aderir à tecnologia por meio de um sistema de telemetria.

Empresas que necessitam realizar a gestão de suas frotas já estão implementando soluções baseadas em telemetria, devido às suas mais diversas vantagens.

Neste post, falaremos um pouco sobre essa tecnologia: o que é, como ela funciona e o que você pode esperar ao implementá-la em seus veículos. Continue conosco e confira!

O que é e como funciona um sistema de telemetria?

Telemetria é uma tecnologia criada para permitir a transmissão de dados de forma remota, ou seja, é possível realizar a comunicação entre dois pontos. Com isso, monitora-se a rota de veículos a distância e em tempo real.

Ela funciona por meio da instalação de equipamentos especiais em cada veículo. Esses dispositivos coletam dados e enviam todas as informações a um servidor central. Os dados são processados e disponibilizados ao gestor.

Tudo isso ocorre muito rápido, permitindo que o monitoramento ocorra em tempo real, garantindo a visualização de desvios, falhas, consumo de combustível e outras informações relevantes à gestão.

Quais são os principais benefícios?

Vários são os benefícios de implantar um sistema de telemetria em sua frota. Listamos alguns dos principais. Confira!

Redução de custos

Ao realizar um monitoramento de todas as variáveis que envolvem seus veículos, é possível identificar pontos de melhoria e que podem ser otimizados, como o consumo de combustível e as falhas mecânicas.

O controle muito mais assertivo sobre cada uma dessas variáveis resulta na redução de custos vinculados ao transporte de cargas e garante um serviço mais eficiente.

Otimização de rotas

Com um histórico acerca de todas as rotas percorridas por cada um de seus veículos, você visualiza quais são as melhores alternativas de caminho, aquelas que foram realizadas em um menor tempo e consumiram menos recursos.

Com essas informações em mãos, você pode planejar, de forma otimizada, as melhores rotas para cada um de seus veículos, de acordo com o destino e a carga transportada.

Segurança

O controle em tempo real também traz muito mais segurança para você, o veículo e seu motorista. Ao receber sua posição exata a cada momento, é possível verificar qualquer desvio da rota original e entrar em contato imediatamente com o profissional.

Em caso de roubo, tentativa contra seu bem ou qualquer outro dano, é possível acionar diretamente a polícia e enviar o local exato em que o veículo se encontra, evitando maiores problemas.

Aceleração dos processos

Há uma agilidade bem maior na captação dos dados para o armazenamento, devido à tecnologia. Antes, o que poderia levar meses para ser observado ou discutido pode ser feito no final do horário de trabalho ou em questão de dias.

O software que gera o sistema de telemetria garante o fornecimento de diversos dados e relatórios referentes aos veículos em movimento. Assim, a empresa tem uma ampla visão em relação aos seus funcionários e à frota de forma rápida, como os dados por veículo ou por motorista durante o dia ou a semana.

Melhor monitoramento da frota

Por meio da telemetria, é possível a identificação de tudo o que está acontecendo em relação ao veículo, como a relação do consumo de combustível com algum tipo de falha mecânica. Além disso, o empregador tem a possibilidade de observar de forma bem detalhada quanto cada funcionário acabou gastando, em qual horário e em qual rota de viagem.

Esse monitoramento é de bastante importante para identificar possíveis falhas e a criação de uma solução inteligente para o problema. O controle da frota e dos motoristas pode gerar resultados efetivos na empresa.

Redução de acidentes

Com o sistema de telemetria, é possível acompanhar em tempo real a velocidade em que o carro está acelerando. Isso pode ser usado para alertar quando os motoristas estiverem excedendo a velocidade permitida em uma rota específica, podendo, assim, evitar algum acidente na estrada.

A prevenção de acidentes é bastante importante não só para a imagem da empresa, como também para a segurança e o bem-estar dos motoristas.

Maior precisão

Relatórios consistentes e fatores diretamente ligados ao funcionamento geral da empresa podem ser determinados pelo sistema de telemetria. Assim, o empregador verifica se algum veículo ou uma máquina está funcionando, ou se algum motorista está parado, perdendo a produtividade.

Quais informações o sistema de telemetria recolhe que pode auxiliar na gestão das frotas?

O sistema de telemetria veicular pode captar diversos tipos de informações referentes ao veículo e à sua forma de condução. Dentre eles temos os seguintes.

Jornada de trabalho

Com o sistema, há a possibilidade do acompanhamento da jornada de trabalho dos funcionários. Por meio dessas informações, o empregador tem a possibilidade de criar estratégias para a gestão no atendimento e na área de produção da empresa, podendo, futuramente, desenvolver certas gratificações por desempenho.

Velocidade

A velocidade pode estar diretamente ligada ao consumo de combustível do carro. Por isso, colher dados da velocidade pode fazer a diferença nos gastos da empresa.

Freadas e acelerações bruscas

Essa informação traz para o gestor situações referentes ao uso do veículo, possibilitando desenvolver redução de despesas e medidas de segurança. A velocidade reduzida do veículo favorece menos problemas diários, como infrações, multas e economia de combustível, além de trazer mais segurança para o condutor.

Logo, é possível estimular e orientar o motorista com a dirigibilidade responsável e eficiente, com regulamentos internos e conscientização ao Código de Trânsito Brasileiro e à direção defensiva.

Como escolher uma solução de telemetria?

Atualmente, existe, no mercado, uma série de soluções e fornecedores de sistemas de telemetria, mas você deve estar atento à qualidade dessas ferramentas. Para escolher o software adequado, é preciso, primeiramente, verificar quais são as demandas do seu negócio. Em seguida, pesquise referências junto a clientes atuais das empresas fornecedoras.

Adotar o sistema de telemetria veicular na frota da empresa pode fazer muita diferença nos lucros e na produtividade. No entanto, é preciso, antes de tudo, contratar um profissional especializado para a implantação nos veículos, a fim de pesquisar o sistema que mais bem se encaixa em sua frota. Assim, não é preciso muita preocupação com os gastos da implantação, pois as vantagens certamente valerão a pena.

Gostou do nosso post e quer receber conteúdos interessantes como este? Então, assine nossa newsletter e mantenha-se informado!

Posts relacionados