Gestão

O que o sistema de telemetria pode fazer pela empresa? Saiba agora!

Saiba o que o sistema de telemetria pode fazer pela sua empresa
Movisat
Escrito por Movisat

Realizar uma gestão de frota é algo complexo e, dependendo do número de veículos utilizados em suas operações, realizar esse gerenciamento pode ocupar boa parte de seu tempo. Uma solução é aderir à tecnologia por meio de um sistema de telemetria.

Empresas que necessitam realizar a gestão de suas frotas já estão implementando soluções baseadas em telemetria, devido às suas mais diversas vantagens.

Neste post, falaremos um pouco sobre essa tecnologia, o que é, como ela funciona e o que você pode esperar ao implementá-la em seus veículos. Continue conosco e confira!

O que é e como funciona um sistema de telemetria?

Telemetria é uma tecnologia criada para permitir a transmissão de dados de forma remota, ou seja, é possível realizar a comunicação entre dois pontos. Com isso, é possível monitorar a rota de veículos à distância e em tempo real.

Funciona por meio da instalação de equipamentos especiais em cada veículo. Esses dispositivos coletam dados e enviam todas as informações a um servidor central. Os dados são processados e disponibilizados ao gestor.

Tudo isso ocorre muito rápido, permitindo que o monitoramento ocorra em tempo real, garantindo a visualização de desvios, falhas, consumo de combustível e outras informações relevantes à gestão.

Quais os principais benefícios?

Vários são os benefícios de implantar um sistema de telemetria em sua frota. Listaremos alguns dos principais.

Redução de custos

Ao realizar um monitoramento de todas as variáveis que envolvem seus veículos, é possível identificar pontos de melhoria e que podem ser otimizados, como o consumo de combustível e falhas mecânicas.

O controle muito mais assertivo sobre cada uma dessas variáveis resulta na redução de custos vinculados ao transporte de cargas e garante um serviço mais eficiente.

Otimização de rotas

Com um histórico acerca de todas as rotas percorridas por cada um de seus veículos, você visualizará quais são as melhores alternativas de caminho, aquelas que foram realizadas em um menor tempo e consumiram menos recursos.

Com essas informações em mãos você pode planejar, de forma otimizada, as melhores rotas para cada um de seus veículos, de acordo com o destino e a carga transportada.

Segurança

O controle em tempo real também traz muito mais segurança para você, o veículo e seu motorista. Ao receber sua posição exata a cada momento, é possível verificar qualquer desvio da rota original e entrar em contato imediatamente com o profissional.

Em caso de roubo, tentativa contra seu bem ou qualquer outro dano, é possível acionar diretamente a polícia e enviar o local exato em que o veículo se encontra, evitando maiores problemas.

Como escolher uma solução de telemetria?

Atualmente, existe no mercado uma série de soluções e fornecedores de sistemas de telemetria, mas você deve estar atento à qualidade dessas ferramentas. Para escolher o software adequado é preciso primeiro verificar quais são as demandas do seu negócio. Em seguida, pesquise referências junto as clientes atuais das empresas fornecedoras.

A Movisat possui um sistema de telemetria incrível para que você gerir sua frota com mais eficiência e segurança. Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer por sua empresa!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This