5 dicas imperdíveis para melhorar o controle de combustível da sua frota!

4 minutos para ler

O abastecimento da frota é responsável por estabelecer um dos maiores percentuais de custos organizacionais. Dessa forma, o tamanho da sua empresa não importa. Você deve empregar grande parte de seus estímulos ao controle de combustível.

Ter uma administração eficaz ajudará na diminuição dos gastos e na adoção de medidas aspirando à otimização do consumo de combustível. Logo, efetivar um monitoramento exigente do abastecimento é uma atividade de extrema importância se a empresa almeja alcançar melhor eficiência para a frota como um todo.

Continue lendo o post para conhecer 5 dicas que poderão contribuir nesse sentido!

1. Realize o controle de quilometragem dos veículos

O controle de quilometragem também merece atenção caso o assunto seja sobre economia. Gerindo esse ponto será viável detectar qual veículo está rodando mais do que o previsto em seu destino. Não é difícil fazer esse tipo de monitoramento. Os softwares de gestão de frotas mais utilizados oferecem recursos que possibilitam que a supervisão seja feita em tempo real.

Isso viabiliza conhecer quanto combustível está sendo gasto por veículo determinado da frota. Assim, será mais simples identificar os que mais consomem e apurar quais causas geram essa condição, para tomar providências para amenizá-los.

2. Defina metas de abastecimento

Trabalhar com indicadores de gestão de frota facilita a comunicação com a equipe. O gestor pode apresentar metas e soluções, envolvendo todos com a missão da empresa, independentemente de nível hierárquico. Assim é possível aperfeiçoar as estratégias escolhidas para as empresas terem um controle maior de combustível de suas frotas e conseguirem investir esse excedente em melhora na estrutura da organização.

3. Faça o acompanhamento de gastos

Busque postos confiáveis, com combustíveis de qualidade, sem misturas ou adulterações, e siga os preços, para executar nas rotas do dia ótimas oportunidades de abastecimento. Implemente esse tipo de ação por meio de orientações ao seus colaboradores e contato com os fornecedores que possam oferecer um bom valor e produto de qualidade.

4. Forme uma parceria com o fornecedor

Para assegurar a qualidade e a origem do combustível utilizado na frota de veículos da sua empresa, busque se aproximar de fornecedores confiáveis. No momento em que o abastecimento é realizado sempre no mesmo posto, o custo com combustível pode ser prognosticado com excelência.

Com a gestão da quilometragem conforme o consumo do combustível, qualquer divergência nos gastos pode ser prontamente identificada. Vale salientar que, a cada comunicado de reajuste do valor dos combustíveis, é necessário readequar os gastos para toda a frota de veículos da empresa.

5. Tenha cuidado com os pneus

No momento de diminuir os gastos é necessário estar em alerta também com as minúcias. Circular com pneus sem a calibração correta coopera para o aumento da utilização de combustível. A pressão dos pneus deve ser verificada, no mínimo, de forma semanal. Além do mais, as propostas do fabricante devem ser consideradas à risca. Contrariamente, eles podem se desgastar mais e perder aderência, e isso interfere diretamente na segurança.

Cobrar dos condutores a averiguação constante da pressão e o conserto quando for preciso são condições fundamentais, devendo constar na lista de ações a serem implementadas para redução e otimização da frota.

Em resumo, estes são os mais relevantes recursos que ajudam na diminuição e no controle de combustível das frotas. Entretanto, sabemos que a execução requer tecnologia, tempo e dedicação. Para aplicar esses processos no seu cotidiano, evite o uso de planilhas. Procure o suporte de um sistema de gestão individualizado que tenha um investimento personalizado de acordo com o tamanho da sua frota.

Gostou do post? Deixe aqui suas experiências ou dúvidas para que possamos interagir e ajudar no seu controle de combustível!

Posts relacionados